O erro do pronome neutro

Para quem ainda não sabe do que se trata: surgiu uma pauta vinda de grupos minoritários, querendo que fosse feita uma alteração na língua portuguesa.

Retirar-se-iam os pronomes que sinalizassem gênero masculino ou feminino, para se colocar uma letra que não tivesse associação com nenhum gênero.

Por qual motivo?

Algumas pessoas, em virtude de algumas percepções sobre si e conclusões pessoais, se percebem como não binárias. Ou seja, tudo o que é entre 2 pólos (e a sexualidade seria um), a pessoa acha que ela não se sente representada por.

Exemplo: para uma pessoa binária, se ela sabe que é homem, ela entende que o oposto é mulher. O oposto de luz é escuridão. Etc.

Os não-binários enxergam a vida com mil possibilidades. E a sexualidade seria uma dessas possibilidades. A pessoa pode ter o órgão genital específico de um gênero, mas o sentimento dela é de não-identificação com esse órgão genital. Daí, a pessoa passa a querer algo que represente esse sentimento não-binário: o gênero neutro.

Mas qual o problema disso?

O problema é que essas minorias começam a agir como semi-ditadores.

Explico.

Todos nós seres humanos que temos capacidade de escolher algo para si, precisa lembrar de um único aspecto da vida: vivemos em comunidade.

O fato de uma pessoa pensar e se sentir diferente da outra não é uma autorização para que seja imposto (através de leis e etc.) que eu me veja obrigado a fazer algo, só para ver a minoria sendo representada.

O que essas pessoas estão esquecendo é que, acima disso, o mais importante é a garantia do respeito.

E para isso ser conquistado, não é por uma alteração de um pronome na língua portuguesa ou alteração de vogal em finais de palavras, que o respeito vem.

Está falando lógica de raciocínio aí.

O que essas minorias precisam é lutar pela preservação dos direitos básicos: ter acesso a moradia, emprego, ser tratado sem discriminação e vivendo feliz com suas escolhas, mesmo que seja muito diferente das outras pessoas.

E, caso isso fosse aprovado, levaria a um outro problema.

Se eles, por serem minorias, conseguissem essa alteração na língua, fariam o binários se sentirem não representados, e sendo maioria.

Onde ficaria a representatividade dos binários?

O argumento fácil que eles usam é: “mas por séculos os binários estavam sendo representados, então é justo que eles não se sintam assim, para experimentar do sentimento de quem não se sentia representado.”

O que eles fazem é problematizar algo que nunca foi problema por milênios: o gênero da língua não foi criado pensando na representatividade do sentimento sexual de ninguém.

E esse pensamento de impor um sentimento para alguém que se coloca em uma posição de poder tem um nome: opressão. Que é semelhante à ditadura.

Daí, transformariam a maioria (os binários) em pessoas não representadas. Sendo que o foco principal de tudo é o respeito às escolhas individuais de cada um, para que haja uma convivência harmônica.

Mas eles insistem nisso por outros motivos… Muitos desses motivos permanecem ocultos e são bem piores do que só querer se sentir representados.

Você já parou para pensar nas consequências dessa imposição para sua vida?

Mas parece que as pessoas só querem saber de dancinha em aplicativos de redes sociais. Parecem preferir a alienação, ao invés de saber identificar quem está do seu lado e quem está contra você.

E tenho certeza que muitos podem achar exagero o que alertei aqui a respeito de quem está do seu lado. Mas, geralmente, ficam incrédulos quando assistem nos meios diversos de comunicação, acontecerem coisas assustadoras entre seres humanos.

Não se estimula mais o respeito. Se estimula a divisão: eu devo ficar contra você, que é diferente de mim. Tenho que ganhar de você a qualquer custo, pois o que eu quero, penso e sinto deve prevalecer.

Não falo mais coisas aqui, porque as pessoas não estão preparadas para lidar com esses fatos. Porém, o mais importante é buscar entender a importância de desenvolver 3 coisas em sua vida:

– autoconhecimento,

– saber lidar com a verdade,

– abrir seus olhos com lobos em pele de cordeiro.

O objetivo é simples: existem muitos lobos em pele de cordeiro escondidos por aí. Não se iludam, acreditando que só existem pessoas boas no mundo. A maior habilidade humana consiste em saber desvendar a maldade disfarçada de bondade. Estamos vivendo tempos muito difíceis.

Mas a boa notícia é saber que existem armas para lutar e lidar com tudo isso, se protegendo desses efeitos nocivos sobre nós.

Escrito por Guliver Nogueira (10.10.2021)

Explore mais artigos

cheering, happy, jumping-297420.jpg

Como superar a falta de ânimo?

Geralmente podemos ter a dificuldade de fazer alguma coisa porque não estamos tão animados quanto gostaríamos para fazer alguma atividade. Porém, é importante entender que,