Você sabe quando é a hora de desistir de alguém?

handsome, guy, enslavement-3367458.jpg

Muitas pessoas vivem relacionamentos como se fossem verdadeiras prisões. Pode ser amizade, família ou casamento. Saber quando é o momento de deixar uma pessoa sair da sua vida é fundamental para sua saúde emocional e psicológica.

Algumas pessoas têm muita dificuldade em aceitar que certos relacionamentos se findaram. Às vezes, o motivo pode ser o amor ter acabado (se for relacionamento amoroso), pode ser porque a pessoa descobriu que gosta de um outro alguém, pode ser por traição, pode ser por muitos motivos. E, mesmo acontecendo algo disso, existem certas pessoas que simplesmente não aceitam a finalização do vínculo.

E por não aceitarem, acabam colocando “cercas” ao redor da pessoa. É aí que começam certas atitudes abusivas.

Nessa dinâmica abusiva, o desrespeito passa a ser rotina no relacionamento. Sabe quando a nossa mãe nos colocava de castigo, nos proibindo de sair de casa por alguma traquinagem que fizemos? Pois é. E sabe aqueles planos mirabolantes que você bolava para poder fugir e sair de casa quando a mãe desse brecha? Pois é. É mais ou menos o que acontece em relacionamentos. No caso da mãe, como ela precisa nos educar, são essenciais os castigos. No relacionamento, não.

O problema do “castigo” em relacionamentos é que ele causa efeitos devastadores. Querer privar alguém de exercer sua liberdade, conviver com alguém sufocante, paranóico(a), que quer prender o afeto do outro, isso é enlouquecedor!

Caso alguma pessoa se veja dentro de um contexto de prisão, elas começam a deixar seu lado primitivo falar mais alto. Esquecem a sua parte racional, pois nesse contexto é o sistema límbico (o cérebro reptiliano, mais antigo, emocional e instintivo dentro de nós) que assume o comando.

Com a parte emocional ativada e a racional “anulada”, na tentativa de se ver livre de um “calabouço” emocional, o que podemos esperar disso? Confusão, brigas, tristeza, raiva, troca de ofensas e muito estrago nas relações. Em algum momento, a parte que quer colocar “algemas emocionais” em você, vai fazer de tudo para conseguir “sequestrar” suas emoções.

Se isso acontecer, você se verá dentro de uma prisão sem grades. Se sentirá algemado, porém com as mãos livres. E isso é algo que você não deve permitir acontecer em nenhuma hipótese. Nunca deixe alguém te sequestrar emocionalmente.

Caso você se veja nessa situação, crie uma forma de pedir ajuda. Busque alguém que consiga te devolver novamente para si mesmo(a) e reassumir o controle de sua vida, resgatando sua saúde psicológica e criando meios de manter suas emoções equilibradas.

E você, sabe quando deve deixar alguém ir?

Escrito por Guliver Nogueira (26.07.2021)

Explore mais artigos

cheering, happy, jumping-297420.jpg

Como superar a falta de ânimo?

Geralmente podemos ter a dificuldade de fazer alguma coisa porque não estamos tão animados quanto gostaríamos para fazer alguma atividade. Porém, é importante entender que,